Sistema Eletrônico de Administração de Conferências, 7ª JICE - JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E EXTENSÃO

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ANÁLISE DOS CONHECIMENTOS LIGUÍSTICOS DOS DISCENTES DO CURSO COMUNITÁRIO PARA CONCURSO DO CAMPUS POR-TO NACIONAL - IFTO: DADOS, IDENTIFICAÇÃO E ESTRATÉ-GIAS.
Adriano de Souza Freitas, Haroldo Pereira Costa, Lucivania Pereira Gloria, Lilissanne Marcelly de Sousa, Márcia DallÁgnol

Última alteração: 2016-09-14

Resumo


A presente pesquisa tem como objetivo expor um sucinto panorama sobre os conhecimentos linguísticos dos discentes do “Curso Comunitário Preparatório Para Concursos”, divulgado pelo Edital Nº 05/2016 do Campus Porto Nacional/IFTO. Essa abordagem destacará quantos estudantes, a princípio, participaram do projeto, de que vertente de ensino são egressos, quais os conhecimentos sobre Língua Portuguesa (LP) que tinham à época. Para a realização desta – que também serviu de diagnóstico para nortear as aulas-, foi utilizado um questionário dividido em cinco (5) etapas, Perguntas Introdutórias, Perguntas Introdutórias acerca da Língua Portuguesa, Gramática, Produção Textual, Língua Portuguesa e Conhecimento para a Vida Profissional e Cidadã (duas últimas foram preteridas para essa pesquisa). As perguntas foram elaboradas em várias perspectivas, por exemplo, fechadas dicotômicas, de múltipla escolha na vertente mostruário, no estilo avaliação e ainda abertas. A investigação suscitou a ideia de não trabalhar apenas os conteúdos enumerados no edital para o concurso do INSS, principal certame do período. Era necessário revisar outros assuntos, pois muitos discentes se “esqueceram” de determinados conteúdo e práticas, por exemplo, leitura atenta e crítica. Foi percebido que muitos buscaram o cursinho para aprender Língua Portuguesa/gramática, pois têm certeza que tudo é muito difícil e não conseguiram aprender na escola. Foi identificado que a maioria não tem preferência pela disciplina, possivelmente por confundir gramática com LP, isso foi desconstruído. A pesquisa evidenciou por meio de uma pergunta autoavaliativa direcionada aos alunos, que 27 entrevistados consideram ter conhecimentos razoáveis sobre Língua Portuguesa, de um universo de 41. Ainda é importante enfatizar que a investigação favoreceu para a mitigação de informações deturpadas como mostrar que LP não é a mesma que Gramática Normativa e que o estudo bem alicerçado é muito significativo, prova disso é que o curso terá outra etapa e os discentes obtiveram informações importantíssimas da seara linguística.


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