Sistema Eletrônico de Administração de Conferências, 7ª JICE - JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E EXTENSÃO

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Escolas Criativas
Hélen Fernandes Moreira

Última alteração: 2016-10-03

Resumo


LETRAMENTO NO CONTEXTO INTERDISCIPLINAR:PERSPECTIVAS NO ÂMBITO DA REFORMA DO PENSAMENTO

RESUMO: O objetivo deste artigo é mostrar a execução prática das teorias do Letramento no contexto transdisciplinar e a formação do educador embasada na Reforma do pensamento dentro das Escolas Criativas. Pretende-se demonstrar o caminho das escolas consideradas Criativas utilizando pungentemente das adversidades e revezes do sistema socioeducacional, revertendo-as em atitudes positivas, coletivas, transformadoras, ecológicas num pensar partícipe. O Letramento é a ação de ensinar ou de aprender a ler e escrever: o estado ou a condição que adquire um grupo social ou indivíduo, como consequência de ter-se apropriado da escrita. No que diz respeito ao pensamento complexo, uma nova ótica das rotas alternativas restauradoras do sentido vem como proposta desse estudo fundamentando-se em um diálogo investigativo, sustentado nos novos paradigmas traçados pela necessidade de uma reforma do pensamento; tendo em vista a chamada Educação do Futuro (MORIN, 2003), pautada no ensino centrado na condição humana. Propomos aqui romper estruturas, bem como, alcançar uma visão unitária e comum do saber, considerando o ato de tecer e a complexidade das teias, na qual abarcam o conhecimento. Discutiremos, então, a viabilidade do Letramento escolar na perspectiva dos paradigmas emergentes.Palavras–chave: Letramento; formação; criativa.


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