Sistema Eletrônico de Administração de Conferências, 7ª JICE - JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E EXTENSÃO

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PARADIDÁTICOS DE MATEMÁTICA: UMA PROPOSTA LÚDICA DE (RE) ESCRITA TEXTUAL UTILIZANDO O SOFTWARE SCRATCH
Paula Jucá Sousa Santos

Última alteração: 2016-09-29

Resumo


As disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática são entendidas pelos   discentes como  duas  vertentes  totalmente dissociadas,  pois na maioria das vezes se restringe à leitura dos enunciados de problemas ou textos  complementares  presentes  nos  livros  didáticos. Assim, utilizar textos literários para o ensino de conceitos matemáticos pode ser uma forma de contribuir para a formação de significados aos conteúdos matemáticos, ainda mais quando estes se associam às tecnologias. Sendo  assim,  o  presente  artigo objetiva  apresentar as análises de uma atividade desenvolvida com o software livre Scratch. A atividade faz parte de um dos objetos digitais desenvolvido pelo projeto  de  extensão  de  Produção  de Materiais Pedagógicos que propõe o ensino de matemática através da leitura e a (re) produção   textual de livros paradidáticos utilizando a animação gráfica. Visa contemplar a atividade de leitura e escrita  em  aulas  de  matemática  como  meio  facilitador  da  formação  de  significados de conceitos matemáticos, percebendo   como   estudantes do  1º   ano   do   Ensino   Médio Profissionalizante do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Tocantins do IFTO campus Paraíso  do  Tocantins  interpretam  e  reproduzem  as  estórias  dos  livros  paradidáticos de matemática através da ferramenta de animação gráfica. A análise dos dados foi realizada mediante  categorias  que  serão  definidas a  posteriori  a  partir dos seguintes instrumentos: análise de vídeo, análise de fichas avaliativas e anotações.

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