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PARADIDÁTICOS DE MATEMÁTICA: UMA PROPOSTA LÚDICA DE (RE) ESCRITA TEXTUAL UTILIZANDO O SOFTWARE SCRATCH
Última alteração: 2016-09-29
Resumo
As disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática são entendidas pelos discentes como duas vertentes totalmente dissociadas, pois na maioria das vezes se restringe à leitura dos enunciados de problemas ou textos complementares presentes nos livros didáticos. Assim, utilizar textos literários para o ensino de conceitos matemáticos pode ser uma forma de contribuir para a formação de significados aos conteúdos matemáticos, ainda mais quando estes se associam às tecnologias. Sendo assim, o presente artigo objetiva apresentar as análises de uma atividade desenvolvida com o software livre Scratch. A atividade faz parte de um dos objetos digitais desenvolvido pelo projeto de extensão de Produção de Materiais Pedagógicos que propõe o ensino de matemática através da leitura e a (re) produção textual de livros paradidáticos utilizando a animação gráfica. Visa contemplar a atividade de leitura e escrita em aulas de matemática como meio facilitador da formação de significados de conceitos matemáticos, percebendo como estudantes do 1º ano do Ensino Médio Profissionalizante do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Tocantins do IFTO campus Paraíso do Tocantins interpretam e reproduzem as estórias dos livros paradidáticos de matemática através da ferramenta de animação gráfica. A análise dos dados foi realizada mediante categorias que serão definidas a posteriori a partir dos seguintes instrumentos: análise de vídeo, análise de fichas avaliativas e anotações.
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