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O uso da literatura como prática pedagógica de discussão de questões emergentes
Última alteração: 2016-09-20
Resumo
O foco do presente artigo de pesquisa consiste em fazer uma análise de duas sessões literárias dentro de um ambiente escolar e acadêmico, nas quais se puderam trabalhar questões emergentes de nossa sociedade contemporânea. Pela leitura, temos a possibilidade de alcançar ganhos primários, como uma melhora na capacidade de nos expressar, verbal e literariamente, melhora da nossa capacidade cognitiva/intelectual e maior chance de nos adaptarmos e de nos apropriarmos do mundo contemporâneo em que vivemos, atribuindo-lhe significados e sentidos. Usamos da pesquisa de cunho qualitativo (que leva em consideração, além dos aspectos cognitivos, os aspectos emocionais, os subjetivos e as identificações) e da pesquisa ação existencial (uma evolução epistemológica da pesquisa-ação inicial, tendo como principal característica um método construído junto com o grupo) para a realização deste artigo de pesquisa. Para a averiguação do uso de uma prática literária (no caso, sessões de discussão de uma obra previamente lida) para fins pedagógicos e educacionais de temas emergentes, usamos duas sessões literárias para a análise. Cada sessão literária teve uma duração aproximada de 1 hora, gravadas em áudio. Os livros para cada sessão de análise foram Orgulho e preconceito, de Jane Austen (1775-1817), e O grande Gatsby, de F. Scott Fitzgerald (1896-1940). O grupo foi composto por 5 participantes mulheres, e mais o facilitador do grupo e autor deste artigo. Dessa forma, pudemos ter uma idéia do quão eficaz pode ser o uso da Literatura como ferramenta educacional, com a finalidade de se transmitir conhecimentos e valores, quando esta – a Literatura – não se volta apenas a uma finalidade estética e de prazer e hobby, mas também como método de ensino.
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