Última alteração: 2016-10-02
Resumo
Este trabalho descreve as atividades didático-pedagógicas desenvolvidas no Programa Ensino Médio Inovador, por bolsistas de iniciação à docência do curso de Licenciatura em Química, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins, através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência. As ações desenvolvidas na escola estadual parceira, Colégio Idalina de Paula, localizada no município de Paraíso do Tocantins, tiveram como objetivo melhorar o desempenho dos alunos de ensino médio nas aulas de química. Buscando por propostas inovadoras para o ensino de química nesta unidade escolar, bem como estimular o futuro docente às práticas de ensino inovador. Desta forma, destacaram-se metodologias de ensino, como a experimentação, a utilização de recursos audiovisuais e aulas de monitoria com exercícios contextualizados. As ações foram pautadas em conceitos químicos e práticas do cotidiano para melhorar a compreensão dos estudantes a fenômenos químicos, relatados no livro didático e sua relação com os fatos do dia a dia. Os resultados observados apontam para uma maior participação nas aulas de química, aumentando-se a frequência escolar durante o programa. Diante deste incentivo à profissão, os licenciandos adquirem experiência e habilidades à prática docente, tornando-se mais preparados para atender às necessidades das redes públicas de ensino inseridas no século XXI, em que o ensino tradicional não transforma o discente em sujeito ativo do processo de aprendizagem dos conteúdos da educação básica.
Palavras- chave: iniciação científica, prática inovadora, tecnologia