Última alteração: 2016-09-18
Resumo
Resumo: O artigo é uma análise deontológica, prevista no Código de Ética do Servidor Público, e apresenta o resultado que durou um ano e meio do processo de pesquisa e estudo bibliográfico sobre a evasão e a retenção, que culminou na construção do Plano de Ações de Permanência e Êxito, do Campus Avançado Formoso do Araguaia, do IFTO. Uma experiência coletiva que abordou dez dimensões da gestão escolar, enquanto se envolveram estudantes, professores, técnicos e comunidade, na busca de cumprir o Termo de Acordo de Metas e Compromissos, firmado com a SETEC e o Ministério Público. Em seu bojo citam-se José Moran, Rosita Carvalho, Moacir Gadotti, Sandra Santos, Nelson Piletti e outros, como autores que possuem trabalho que auxiliam no processo de referência, e abrem um leque para reflexões sobre os desafios que deverão ser superados em face da participação e integração dos que assumem, direta ou indiretamente, o combate à evasão e à retenção nas unidades de educação.