Última alteração: 2016-09-30
Resumo
Na sociedade do conhecimento faz-se cada vez mais urgente o uso das tecnologias de informação e comunicação para possibilidades de inclusão digital. Na realidade a exclusão digital deve ser considerada ao se pensar em comunidades rurais mais isoladas. O analfabetismo digital a que as famílias provenientes da zona rural estão sujeitas configura-se como importante fator de exclusão social e tecnológica, tal como as necessidades de laboratório de informática e de pessoas capacitadas para auxiliar os assentados no manuseio dessas. Esta pesquisa teve como objetivo analisar de que forma a tecnologia digital se faz presente na unidade rural de P.A Petrônio no município de Araguatins, bem como na unidade escolar. Utilizou-se pesquisa de campo através de entrevistas com os assentados, roda de conversa com os estudantes e questionários aos servidores da escola local sobre o uso das tecnologias educacionais e a exclusão digital e social. Percebeu-se que os assentados têm necessidade de acesso às tecnologias para resolução de questões básicas, o que os limita e às vezes precisam vir até à cidade. Um laboratório de informática com um ou dois computadores na escola local com acesso à internet possibilitaria a inclusão digital da comunidade local, bem como o aprimoramento do ensino e aprendizagem.
Palavras-chave: Analfabetismo tecnológico, exclusão digital, tecnologia de informação