Última alteração: 2016-10-09
Resumo
Neste trabalho, objetivou-se identificar o perfil do consumidor de peixes frescos dos supermercados de Palmas, considerando-se hábitos, preferências, restrições e comportamento do consumidor. Para tanto, realizou-se 96 entrevistas fechadas com consumidores de peixes dos três supermercados na cidade em questão que vendem peixes frescos, de modo que foram entrevistados 32 consumidores em cada supermercado. De acordo com a análise de dados, observou-se que a maioria dos entrevistados é do sexo masculino, casado, possui família composta por 3 pessoas, tem de 31 a 40 anos, ensino médio, católico, a carne mais consumida pelos respondentes é a bovina, seguida das aves e posteriormente os peixes. A maior parte dos entrevistados compra de 1,5 a 2 quilos de pescado por mês, com uma frequência de duas vezes por semana, no entanto. Para adquirir o pescado, a maioria dos consumidores observa a aparência de maneira geral, gostam tanto de peixes de couro como de escamas, preferem peixes de água doce e capturados na natureza, possui predileção por comprar peixe fresco, inteiro e limpo e que sejam embalados em sacolas plásticas. A produção de pescado dentro do estado tem um grande potencial, assim como o seu consumo dentro das maiores cidades, o que gera uma necessidade de estudos mais aprofundados dentro dessa cadeia produtiva.