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O USO DA TECNOLOGIA COMO PRÁTICA INOVADORA NO ENSINO DE HISTÓRIA
Última alteração: 2016-10-11
Resumo
A escola é uma instituição social cuja função principal é de promover e garantir a aprendizagem do aluno além de contribuir para a sua formação de cidadão, por meio de práticas inovadoras na sala de aula. Atualmente, ela recebe críticas por não acompanhar as mudanças da sociedade atual, sendo constantemente questionada quanto aos procedimentos metodológicos, à estrutura curricular, ao papel do professor e ao papel do aluno para o desenvolvimento no processo ensino-aprendizagem. Ensinar História é criar possibilidades para que os alunos aprendam a andar com seus próprios pés, é despertar o senso crítico para entender que o conhecimento histórico não é adquirido como um dom e sim através de pesquisas e de redescobertas. Assim, a sala de aula não é apenas um espaço de transmissão de informações, mas, é um ambiente de vivências e experiências. O trabalho teve como objetivo avaliar e identificar os impactos na melhoria da aprendizagem dos alunos por meio de práticas inovadoras, propondo o uso de uma ferramenta de apoio para estimular o conhecimento histórico, por meio da criação de um software que venha auxiliar no processo ensino-aprendizagem da disciplina de História. O público foram professores e alunos do Ensino Médio Técnico da Rede Federal e alunos do Ensino Médio da Rede Estadual do munícipio de Dianópolis – TO. O trabalho está fundamentado em SILVA (2013) e RAMOS e COPPOLA (2009), utilizando-se como instrumento da pesquisa a análise e influência das mídias sociais. O método utilizado é o de abordagem quantitativa com pesquisa de campo e realização de entrevistas e questionários. Pode-se concluir que, de maneira geral, as mídias socias é um fator importante na vida do alunado e que o seu uso em sala de aula por parte dos professores como recurso seria de grande benefício para o desenvolviemnto dos mesmo e da educação.
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