Sistema Eletrônico de Administração de Conferências, 7ª JICE - JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E EXTENSÃO

Tamanho da fonte: 
A DIFICULDADE NA APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA DOS ALUNOS DO 6º AO 9º ANO DE UMA ESCOLA PUBLICA EM PARAÍSO DO TOCANTINS
Jéssica Dos Anjos

Última alteração: 2016-11-03

Resumo


A pesquisa visa propiciar condições para analisar e refletir criticamente sobre a realidade do conhecimento matemático. Além de planejar e desenvolver ações que contribua para a formação do cidadão, comprometido com a transformação social. Neste trabalho, pretendemos refletir sobre alguns dos aspectos que normalmente dificultam a aprendizagem na Matemática, tais como: falta de acompanhamento dos responsáveis, ausência de contextualização dos conhecimentos matemáticos. Objetivo: O objetivo principal da pesquisa consiste em analisar as causas das dificuldades de aprendizagem matemática dos alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental de uma escola pública em Paraíso do Tocantins. Metodologia: Um estudo de caso em que os sujeitos serão os professores do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de Paraíso do Tocantins. A pesquisa utilizará o levantamento bibliográfico tais como: livros, artigos Científicos, Projeto Político Pedagógico, Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica, Referencial Curricular para o Ensino Fundamental. Observação in loco e entrevista com os professores. O instrumento da entrevista será o questionário.  A pesquisa obedece aos seguintes passos: Primeiro o levantamento bibliográfico; na sequência: visita in loco e acesso ao (PPP) e outros Institucionais da escola; entrevistar com  os professores de 6º ao 9º ano que Leciona no Ensino Fundamental dos anos Finais;  tabulações dos dados das entrevistas serão analisadas e seus resultados apresentados a fim de sugerir ações para melhorias do processo de ensino-aprendizagem; análise dos resultados sugere ações interdisciplinar e participação ativa dos pais junto à escola como forma de atividade conjunta entre família e escola. Resultados: Os resultados são parciais porque a pesquisa está em andamento. Ao final, espera-se saber as causas dessas dificuldades. Tais dados poderão favorecer os apontamentos para a melhoria da aprendizagem desses alunos.  As conclusões ainda são prévias, mas  apontam para diferentes e complexos fatores que interferem na aprendizagem. 

Texto completo: PDF