Última alteração: 2016-10-26
Resumo
O ensino de Física no Ensino Médio no Tocantins vem sendo abordado em salas de aula de forma matemática, sem considerar o ritmo de aprendizagem de cada discente e também sem se preocupar com a leitura e interpretação das questões, usando matematicamente as fórmulas e sem uma análise mais criteriosa do conteúdo, sem se preocupar como vem sendo avaliado no ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio). Tentando fazer com os discentes na Escola Presbiteriana desenvolvessem melhor o aprendizado do conteúdo, o docente, tentou iniciar os conteúdos de Eletrodinâmica falando somente a teoria para que eles entendessem, colocando situações, que em prática valorizam o saber do aluno e foi detectado um problema alarmante em todo a educação do Estado, após longas pesquisas: A dificuldade que os alunos tem em separar dados importantes em determinadas questões, problema este que foi verificado de imediato e que foi alarmente visto pelo docente. Foi observado pela discente que ajudava o docente e pelo docente que os alunos precisariam de estratégias de leitura, e que as mesmas eram indispensáveis para um bom aprendizado de Física. O ENEM tem questões longas, com , assuntos contextualizados e palavras de linguagem científica, o que leva os alunos a ter um entrave muito grande. Por isso, percebe-se que a leitura de textos Físicos deve ser necessária e que as questões deveriam ser lidas por etapas, para que a separação de dados ocorresse ao mesmo tempo. E que fosse sublinhado tudo o que existia demais importante na questão.