Última alteração: 2016-10-03
Resumo
Os avanços nas tecnologias de comunicação móvel e a proliferação de tablets e smartphones criaram muitas oportunidades para a realização de transações comerciais ( SAIDE, 2015, AYO et al ., 2007; HU, et al, 2008). Neste nicho de mercado, surge o m-commerce e o marketing mobile como grandes tendências para o comércio digital. Porém quando se analisa a realidade dos arranjos produtivos locais (APL) e da agricultura familiar, surge vários questionamentos como: 1) como ampliar a efetividade do esforço tecnológico voltado às realidades da agricultura familiar? 2) possuindo ou não letramento digital, agricultores familiares poderiam comercializar seus produtos através da aplicativos móveis? Este artigo marca o início de um projeto em andamento para desenvolvimento de um aplicativo chamado OlhaaFeira, e tem como objetivo realizar uma análise dos aplicativos disponíveis para marketing mobile de produtos agrícolas, que sirva de referencial para o OlhaaFeira. Para isso esta pesquisa foi dividida em 3 etapas: 1) Definição dos critérios de inclusão dos aplicativos que serão analisados; 2) Identificação de aplicativos (apps) disponíveis para marketing ou comercialização de produtos agrícolas no Google Play; 3) Análise individual das funcionalidades dos aplicativos incluídos nesta pesquisa. Foram identificados 488 apps e destes 15 incluídos nesta pesquisa. Os resultados mostram que 85% não se encaixaram por estarem em lingua estrangeira e 43% por serem jogos, mostrando assim a triste realidade sobre a criação de aplicativos voltados a agricultura, assim abrindo a discurção sobre a criação de um novo aplicativo voltado para a comercialização de produtos agricolas e m-commerce.