Última alteração: 2016-09-26
Resumo
Resumo: A importância do debate acerca da Educação Ambiental, na escola, tem se tornado mais efetiva desde a inclusão do tema Meio Ambiente, no currículo escolar. A sensibilização para a questão ambiental, bem como a formação de sujeitos conscientes a essas questões passam a ter na escola um espaço amplo e próspero para o debate e a revisão de práticas sociais. Neste sentido, o presente estudo tem por objetivo fazer uma análise de como são tratadas as questões ambientais no âmbito Instituto Federal do Tocantins (IFTO), Campus Colinas do Tocantins. Para isso torna-se necessário fazer o levantamento do conhecimento e das práticas dos alunos relacionadas ao meio ambiente. Posteriormente, o confronto entre esses conhecimentos e práticas e as teorias aplicadas na escola, visando a construção de sujeitos conscientes dos seus papeis sociais. O trabalho foi desenvolvido a partir de dois questionários que abordaram os temas relacionados à Educação Ambiental no âmbito escolar. Partindo da análise das respostas dos alunos, restou clara a necessidade de projetos que envolvam toda a comunidade escolar, no que tange a assuntos relacionados com o meio ambiente.