Última alteração: 2016-09-26
Resumo
Este estudo teve como finalidade demonstrar a situação da inclusão digital dos discentes da EJA, na escola Celso Alves Mourão, situada na cidade de Porto Nacional-TO. Verificou se efetivamente esse processo tem contribuído com o ensino e a aprendizagem de cada um. O embasamento teórico deste se deu no âmbito educacional. Foi utilizada abordagem para análise qualitativa do objeto pesquisado devido essa modalidade de pesquisa ser a que melhor se aproxima da realidade a ser estudada. Está fundamentada no seguinte questionamento: Qual a situação dos alunos da EJA da escola municipal Celso Alves Mourão da cidade de Porto Nacional- TO no que se refere à inclusão digital e qual as suas contribuições para o ensino aprendizagem? Teve como objetivo geral analisar a situação de inclusão digital dos discentes da EJA, verificando se efetivamente esse processo tem contribuído com o ensino e a aprendizagem. Foi elencado como objetivos específicos: Identificar o nível de dificuldades encontradas pelos discentes da EJA em relação à utilização dos recursos tecnológicos; verificar a disposição dos recursos tecnológicos nas escolas investigadas; verificar os resultados alcançados no que se refere ao processo de ensino e aprendizagem com uso dos recursos tecnológicos. Percebe-se que os mesmos apesar da consciência que possuem quanto à importância de se apropriar destas habilidades, ainda não estão familiarizados com estas ferramentas, principalmente quando se trata do computador e internet.