Sistema Eletrônico de Administração de Conferências, 7ª JICE - JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E EXTENSÃO

Tamanho da fonte: 
INCLUSÃO DIGITAL DOS ALUNOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DA ESCOLA MUNICIPAL CELSO ALVES MOURÃO DE PORTO NACIONAL.
Paulo Cesar Sousa Patricio, Lucivania Pereira Gloria, Luana Quadros Santos, Albano Dias Pereira Filho, Lilissanne Marcelly de Sousa, Jania Grete Ferreira

Última alteração: 2016-09-26

Resumo


Este estudo teve como finalidade demonstrar a situação da inclusão digital dos discentes da EJA, na escola Celso Alves Mourão, situada na cidade de Porto Nacional-TO. Verificou se efetivamente esse processo tem contribuído com o ensino e a aprendizagem de cada um. O embasamento teórico deste se deu no âmbito educacional. Foi utilizada abordagem para análise qualitativa do objeto pesquisado devido essa modalidade de pesquisa ser a que melhor se aproxima da realidade a ser estudada. Está fundamentada no seguinte questionamento: Qual a situação dos alunos da EJA da escola municipal Celso Alves Mourão da cidade de Porto Nacional- TO no que se refere à inclusão digital e qual as suas contribuições para o ensino aprendizagem? Teve como objetivo geral analisar a situação de inclusão digital dos discentes da EJA, verificando se efetivamente esse processo tem contribuído com o ensino e a aprendizagem. Foi elencado como objetivos específicos: Identificar o nível de dificuldades encontradas pelos discentes da EJA em relação à utilização dos recursos tecnológicos; verificar a disposição dos recursos tecnológicos nas escolas investigadas; verificar os resultados alcançados no que se refere ao processo de ensino e aprendizagem com uso dos recursos tecnológicos. Percebe-se que os mesmos apesar da consciência que possuem quanto à importância de se apropriar destas habilidades, ainda não estão familiarizados com estas ferramentas, principalmente quando se trata do computador e internet.


Texto completo: PDF