Sistema Eletrônico de Administração de Conferências, 7ª JICE - JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E EXTENSÃO

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UTILIZAÇÃO DE UM SIMULADOR DE REDES PARA O ENSINO DE REDES DE COMPUTADORES
Levi Rodrigues neto, Ana Laila Barbosa da Silva, Cleyton Teixeira dos Santos

Última alteração: 2016-10-01

Resumo


Este trabalho mostrar como o Packet Tracer pode ser uma ferramenta bastante viável para o aprendizado do aluno que está cursando um curso na área de informática especificamente de redes de computadores. Este artigo faz uma abordagem específica da utilização da ferramenta Packet Tracer somente no ensino médio técnico. No teste desenvolvido para avaliação do simulador houve a participação de 31 alunos. Cada um recebeu uma folha contendo todas as informações necessárias para configuração das pequenas redes, onde era preciso montar, fazer a configuração e depois os testes de conectividades. No simulador é fácil aplicar os conceitos de com se monta e configura uma rede de computadores, pois é bem parecido com a configuração feita em computadores reais, mostrando todos os problemas de incompatibilidade dos hardwares e problemas que podem acontecer em uma rede física, como conflito de endereçamento mostrando como se faz a distribuição de equipamentos como swítches, hosts, modelos de cabos, terminais dentre outros, trazendo o aluno para uma área em que ele possa estudar e aplicar seus conhecimentos adquiridos nas aulas teóricas sem ter medo de danificar um equipamento. Embora o programa facilite o aprendizado, o aluno deverá se manter focado nos estudos teóricos, pois este aplicativo não cria uma rede pronta a partir de informações geradas pelo o usuário. Este é o grande diferencial que o aplicativo traz para o professor e para o aluno, pois ele ajuda a criar um ambiente de trabalho onde aluno e o professor pode trabalhar junto facilitando cada vez mais o aprendizado trazendo bons resultados para ambos. Os resultados levantados com a aplicação do teste de avaliação do simulador Packet Tracer foram de grande satisfação por meio do grande número dos colaboradores ter conseguido executar aquilo que foi cobrado.

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