Sistema Eletrônico de Administração de Conferências, 7ª JICE - JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E EXTENSÃO

Tamanho da fonte: 
DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE PARA O ENSINO DA TABELA PERIÓDICA
Matheus Lisboa, TAMYRES MOREIRA DE CARVALHO, Sérgio Guimarães Viroli

Última alteração: 2016-10-12

Resumo


A metodologia utilizada pelo professor, ao repassar os conteúdos, quase sempre é a principal causa de desmotivação e desinteresse pelo ensino de ciências. A Tabela Periódica é um dos importantes conteúdos da química, porém dificilmente desperta o interesse dos alunos para o seu estudo. Na perspectiva de desenvolver um jogo no ensino da química a fim de estimular os alunos no ensino de química , este trabalho desenvolveu um jogo eletrônico elaborado de acordo com conteúdos relacionados ao conhecimento de Tabela Periódica. A proposta é implementar um jogo através da tabela periódica, fazendo com que os alunos assimilem com mais facilidade esse conteúdo que é considerado bastante difícil pelos alunos. Aliar a informática no ensino da química pode tornar as aulas mais prazerosas e diferenciadas, proporcionando uma participação mais efetiva e consequentemente um processo de ensino-aprendizagem mais significativo e agradável tanto para o professor quanto para o aluno. O jogo tem os símbolos dos elementos que forma as famílias ou grupos. O aluno terá que acertar qual grupo ou família o elemento químico pertence no menor tempo possível. Assim que acerta a pergunta a tela muda para uma nova pergunta. O aluno tem um tempo limitado para acertar as 20 perguntas de cada nível do jogo. A associação da tecnologia à atividade lúdica contribuiu no desenvolvimento do jogo eletrônico que, segundo os resultados do presente trabalho, auxilia no processo de ensino e aprendizagem da Tabela Periódica devido aos seus desafios e propostas que motivam e despertam o interesse do aluno. 


Texto completo: PDF