Sistema Eletrônico de Administração de Conferências, 7ª JICE - JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E EXTENSÃO

Tamanho da fonte: 
M-LEARNING ATRAVÉS DO WHATSAPP: UMA ANÁLISE DE RECURSOS
Nilson Alves dos Santos, Biatriz Francisco Coelho, Mayara Kaynne Fragoso Cabral

Última alteração: 2016-10-02

Resumo


Com o aumento do uso da internet através dos aparelhos celulares, amplia-se também a as possibilidades da aprendizagem móvel (Mobile Learning). O objetivo deste artigo é analisar os recursos disponíveis no WhatsApp Messenger, que oferecem possibilidades de uso no ambiente escolar como recurso pedagógico que podem auxiliar o processo de ensino e aprendizagem. Elencaram-se os seguintes objetivos específicos: i) identificar funcionalidades gerais do WhatsApp Messenger que poderiam para aprendizagem móvel; ii) realizar uma análise de 6(seis) recursos considerados importantes conforme Cabral (2016) para um ambiente de aprendizagem: Atividades, Conteúdo, Avaliação, Privacidade, Mediação e Monitoramento. Foram identificados e descritos 6(seis) funcionalidades identificadas no WhatsApp que poderiam ser utilizadas para aprendizagem, e dos 6(seis) recursos considerados importantes por Cabral (2016) apenas o recurso de Mediação mostrou-se indisponível no aplicativo e o de Avaliação mostrou-se parcialmente disponível, o que demonstrou que o WhatsApp pode ser utilizado como ferramenta complementar para o processo de ensino de aprendizagem como um aplicativo de Mobile Learning. 

Texto completo: PDF