Última alteração: 2016-10-03
Resumo
Muitos trabalhos científicos que tratam do desempenho de estudantes vêm sendo recentemente abordadas, principalmente no tocante às melhorias dos processos de ensino e aprendizagem, condições de estudo e da instituição de ensino. O desenvolvimento deste trabalho se dá pelo desenvolvimento de metodologias de ensino de Física, ou seja, procurando melhorar o ensino de Física em salas de aula na área de exatas, para que diminua o número de evasão dos estudantes e pela dificuldade constante em acharem que Física é somente cálculo. Este objetivo de estudos e análises, especialmente em países de primeiro mundo tem demonstrado não só a universalidade do fenômeno como a relativa homogeneidade de seu comportamento em determinadas áreas do saber, apesar das diferenças entre as instituições de ensino e das peculiaridades sócio-econômico e cultural do país. É claramente conhecido que os fenômenos físicos não são compreendidos pelos estudantes ingressantes ou que estejam finalizando os cursos superiores nas áreas de exatas. Se forem analisados os cursos de matemáticas e físicas, se verifica a grande dificuldade que os alunos têm na aprendizagem dessas ciências. Se forem examinar os capítulos dentro do ensino superior, seguem e risca o mesmo padrão do Ensino Médio no Brasil. Neste trabalho irá ser apresentado uma nova seqüência de conteúdos e uma nova visão que abrange um ensinamento baseado nos conceitos interligados e sempre colocando um em conexão com o outro. Construir um material para professores e alunos poderem estudar a física de maneira mais clara e precisa, desenvolvendo metodologias específicas para os conteúdos abordados em toda área de Física.