Sistema Eletrônico de Administração de Conferências, 7ª JICE - JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E EXTENSÃO

Tamanho da fonte: 
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM COLINAS DO TOCANTINS - TO, NA ESCOLA MUNICIPAL DOUTOR PEDRO LUDOVICO TEIXEIRA
Akssuelma Silva Costa, Gelson André Schneider, Jakeline Feitosa de Souza Costa

Última alteração: 2016-09-30

Resumo


O presente artigo tem como foco a Avaliação da Aprendizagem nas Series Iniciais no Ensino Fundamental, com o objetivo de compreender as várias funções e características da avaliação da aprendizagem pautada em uma educação que vise à elaboração de conhecimentos por parte dos alunos, de forma significativa, pois sabemos como os docentes têm encontrado certa dificuldade em relação a esta tarefa considerada de suma importância e ao mesmo tempo complexa, a avaliação está sendo hoje desenvolvida de forma quantitativa ou qualitativa? Portanto a proposta deste trabalho é demonstrar que a avaliação é a melhor forma de saber como o educando se desenvolve. O trabalho traz interrogações que será esclarecida de forma clara, e objetiva sobre o papel da avaliação de como avaliar q que para, como fazer para melhorar a forma de avaliação, são dúvidas que deixem a desejar para alguns professores, pois na escola a avaliação, deve ter como finalidade dar um Juízo de valor, o que significa uma afirmação qualitativa sobre o objeto. Porém na prática da avaliação escolar tem mostrado como sua função classificação e não diagnostico. Pois essas classificações são determinadas em números que somadas ou dividas tornam-se médias, sendo assim uma reflexão sobre a prática e retomar a ela, mas sim, como um meio de julgar a prática. Essas classificações são determinadas em números que somadas ou divididas tornam-se médias. Sendo assim, enquanto classificatória, a avaliação não tem a finalidade de auxiliar na reflexão e torná-la eficiente e eficaz.

Texto completo: PDF