Última alteração: 2016-10-15
Resumo
As ferramentas de informática e internet na educação através de compartilhamento permitem criar um ambiente virtual em que alunos e professores sintam-se próximos, contribuindo para o aprendizado colaborativo. Aqui é apresentando uma experiência que ocorreu na aula de informática e internet na educação, com acadêmicos do sétimo período do curso de Licenciatura em Computação do IFTO Campus Porto Nacional no semestre 2016/1. Durante as aulas foi proposto que se fizesse levantamento de ferramentas tecnológicas para auxiliar os professores nas suas aulas. Como material e métodos foi utilizada a pesquisa exploratória e bibliográfica. Diante desta experiência buscou-se saber quais ferramentas que poderiam ser utilizadas na sala de aula, qual o público alvo, e logo após, que se construísse um material didático sucinto que pudesse atender a um determinado público, disciplina e assunto. Para produção deste material foi elaborado um script dos tópicos (introdução, público alvo, recursos utilizados, carga horária, objetivos, textos complementares, reflita mais, saiba mais, fechamento), e durante a preparação deste material para que houvesse uma maior interação do que cada um estava produzindo (professora da disciplina e acadêmicos), utilizou-se uma ferramenta de compartilhamento de arquivos, neste caso foi escolhido pelos acadêmicos, o Google drive. Acredita-se que o uso das ferramentas de compartilhamento tende a contribuir para a melhora significativa dos métodos de ensino-aprendizagem atuais. A inclusão dessas ferramentas na educação ajuda a promover sua modernização e, com isso, os professores são capazes de inovar em seu processo educativo.