Última alteração: 2016-09-23
Resumo
O presente trabalho pretende contribuir com as pesquisas a respeito do processo de ensino e aprendizagem de língua inglesa em escolas públicas e a respectiva utilização de idiomas em diversos contextos sociais. Acredita-se que, para o estudo de língua estrangeira realmente se efetivar, urge a consideração de novas estratégias, entre as quais a utilização do inglês em uma perspectiva social, na qual ele se faz presente através de mecanismos de interação, principalmente os dispositivos de mídia e os produtos industrializados. Teceram-se algumas considerações de como o processo de ensino e a aprendizagem de língua inglesa ocorre na escola pública atual, onde se destacou a criatividade sendo um meio de superar os empecilhos referentes à infraestrutura escolar e ao conhecimento prévio do aluno. Partindo da aplicação de um questionário que envolveu alunos da 3ª série do ensino médio de uma escola pública do município de Araguatins-To, procurou-se verificar a opinião dos estudantes sobre a utilização do idioma em situações que ocorrem fora da sala de aula e que referem-se também ao mercado de trabalho.