Última alteração: 2016-10-10
Resumo
Este artigo tem como principal finalidade apresentar revisão de literatura acerca do uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) na educação, servindo de apoio aos gestores no processo de tomada de decisão, a nível administrativo e pedagógico. A partir disso, foi observado que ainda é complexo o reconhecimento das TDICs como instrumento contribuidor para a práxis educacional, especialmente quando se relacionam os aspectos administrativos com os pedagógicos, com vistas à aprendizagem. Isso revela-se nas confusões relacionadas a elementos conceituais primários do campo da Informática, tais como dados, informações e conhecimento. Assim, procurou-se, por meio da revisão de literatura realizada na pesquisa, evidenciar, o gestor no atual contexto, onde o uso adequado dessas tecnologias deixa de ser mera vantagem e se torna uma necessidade para o objetivo do ensino. Não poderíamos também deixar de lado o papel do professor frente às TDICs, como agente responsável por conduzir os alunos ao conhecimento, daí a dificuldade ou mesmo impossibilidade de falar-se em educação sem levar-se em conta essa figura-chave da escola. Desenvolveu-se como uma pesquisa exploratória, de abordagem qualitativa, realizada por meio de revisão de literatura (de cunho bibliográfico) acerca dos conceitos da gestão e gestão da educação, TDIC's e uso das TDIC's pela equipe de gestão e docentes visando melhoramento nos espaços de funcionamento escolar para desenvolvimento do ensino/aprendizagem.