Última alteração: 2016-09-29
Resumo
A criação de novas abordagens, assim como novas metodologias de ensino são essenciais para melhorar o aprendizado,desenvolvimento e realização de aulas práticas e teóricas, em disciplinas que há necessidade do conhecimento da técnica. O Trabalho foi realizado no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Tocantins Campus Araguaína - IFTO, no laboratório multididático do Campus. Modelo 1 fonte e cuba eletroforética; para a montagem da cuba utilizou-se uma travessa de plástico, fonte elétrica, fios e eletrodos de metálicos e matriz de gel de amido. O Modelo 2 ; foi construída com as mesmas dimensões do primeiro modelo, utilizou-se eletrodo de grafite extraído de lápis e matriz de papel filtro. O primeiro modelo proposto obteve resultado satisfatório mas a estrutura não resistiu e deformou-se. O segundo modelo também teve resultado satisfatório e resistiu ao processo de eletroforese. Os modelos de eletroforese sugeridos para praticas didáticas, apresentaram bons resultados nos ensaios realizados. No decorrer do trabalho, observou-se a possibilidade de uso dos modelos propostos, devido a fácil observação da migração das substancias utilizadas como teste.