Tamanho da fonte:
O ENSINO DA GEOMETRIA ESPACIAL MÉTRICA UTILIZANDO MATERIAIS CONCRETOS: construção de materiais alternativos
Última alteração: 2016-10-03
Resumo
Novas estratégias e metodologias vêm sendo aperfeiçoadas na matemática, com o objetivo de facilitar o processo de ensino-aprendizagem, bem como dar sentido aos conteúdos ministrados em sala de aula. Desenvolver competências, hábitos e automatismos práticos, é objetivo fundamental da educação e papel fundamental do professor. O estudo da geometria assume uma função importante no desenvolvimento social e científico na vida de um educando quando ministrada de maneira interdisciplinar. A abordagem do ensino da geometria quando ministrada de modo abstrato, e sem nenhum cunho prático desfavorece fatores essenciais como a percepção, a linguagem e o raciocínio geométrico. Ao manipular objetos, o aluno passa a ter mais confiança e domínio sobre o conjunto de requisitos mentais e físicos básicos para o desenvolvimento dos conceitos geométricos. A metodologia utilizada neste estudo possui caráter científico, os métodos foram caracterizados como uma pesquisa exploratória com abordagem qualitativa. Neste estudo foi proposto a construção de materiais e a descrição minuciosa dos passos para que docentes e discentes possam reproduzir posteriormente, possibilitando que os atores do processo educacional possam interagir com a matemática de forma mais prática. Em suma, baseado em pesquisas nacionais e no presente estudo, considera-se indispensável a utilização de materiais concretos nas aulas de geometria espacial em todos os níveis de ensino.
Texto completo:
PDF