Sistema Eletrônico de Administração de Conferências, VII CONNEPI - Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação

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O PERFIL DOS PROFESORES DE MATEMÁTICA QUE ATUAM NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE ENSINO FUNDAMENTAL NA CIDADE DE FLORIANO – PI
INDYARA CRISTYAN DE OLIVEIRA RIBEIRO, ODIMÓGENES SOARES LOPES

Última alteração: 2012-07-24

Resumo


Este artigo apresenta uma investigação realizada junto aos professores de Matemática do Ensino Fundamental das escolas estaduais e municipais da cidade de Floriano-PI, objetivando identificar o perfil desses professores em relação à sua caracterização pessoal, formação profissional e atuação docente, a fim de expor não apenas uma amostra representativa desse professorado, mas contribuir, significativamente, para o enriquecimento das discussões e debates educacionais, principalmente no que se refere aos principais agentes desse processo: os professores. Para a coleta de dados utilizou-se um questionário contendo questões fechadas e de múltipla escolha, que foi aplicado a um total de 37 professores distribuídos entre 18 escolas (7 estaduais e 11 municipais). A análise de dados foi feita utilizando estatística descritiva, por meio de percentuais, utilizando-se também o cálculo da média, moda e mediana para a apresentação dos resultados. Dessa análise, evidenciaram-se pontos de importantes reflexões sobre o perfil aqui apresentado, principalmente no que diz respeito à identidade pessoal, onde mostra a predominância de professores mais velhos nessa rede de ensino e, também, à formação profissional, onde aborda algumas inadequações dessa formação no currículo de alguns professores sujeitos da pesquisa. Em suma, a pesquisa oferece um conjunto de informações e abordagens para que se possa refletir sobre o docente que atua nas escolas públicas na cidade acima, na tentativa de colaborar, também, com os estudos desenvolvidos ou que venham a se desenvolver nesta área de investigação.

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