Sistema Eletrônico de Administração de Conferências, VII CONNEPI - Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação

Tamanho da fonte: 
A importância do ensino de Ciências no Ensino Fundamental: relato de uma atividade experimental
Kizzy Freitas Moreira, Weimar Silva Castilho

Última alteração: 2012-08-29

Resumo


Este artigo visa apresentar a importância do ensino de Ciências especificamente o ensino de Física no ensino fundamental, segunda fase, por meio da descrição de uma atividade experimental que foi realizada em uma escola da rede municipal de ensino, com uma turma de 6º Ano do Ensino Fundamental. A atividade consistiu na realização do experimento Disco de Newton, onde o próprio discente confeccionou o seu kit experimental. Observamos que as atividades experimentais proporcionam situações desafiadoras e auxiliam na aprendizagem de aspectos importantes dos conceitos de Ciências que muitas vezes são encarados como obstáculos ao aprendizado, pelos estudantes. A realização da atividade experimental se mostrou eficiente, pois percebeu-se a interação e participação efetiva dos alunos durante a sua prática.  Diversos autores ratificam essa metodologia de ensino como a mais eficaz no ensino de Ciências no ensino fundamental, esses autores são: Agostini e Delizoivoc (2009), Azevedo (2008), Damasio e Steffani (2008), Fumagalli (1998), Lorenzetti (2001), entre outros.

Texto completo: PDF