Sistema Eletrônico de Administração de Conferências, VII CONNEPI - Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação

Tamanho da fonte: 
EFEITOS DE DIFERENTES SUBSTRATOS, TAMANHOS DE SEMENTES E GENÓTIPOS NA GERMINAÇÃO DO CAJUEIRO. (Anacardium occidentale L.)
Flávio de Sousa Oliveira, João Pedro Alves de Aquino, Ewerton Aguiar Crateús, Marcos Emanuel A. da Silva, Nilza da Silva Carvalho

Última alteração: 2012-12-13

Resumo


O presente trabalho teve por objetivo avaliar o índice de velocidade de germinação, velocidade de emergência e índice de crescimento dos clones CCP-09 e CCP-76 do cajueiro anão precoce (Anacardium occidentale L.) em condições de telado. Os tratamentos resultaram de combinações de dois clones; dois tratamentos de Germinação (sementes pequenas e sementes grandes); três tratamentos de substratos na proporção 1:1 (terra vegetal e esterco caprino, terra vegetal e esterco bovino e terra vegetal e composto orgânico) por ocasião de semeadura. Utilizou-se como substrato a camada arável de 10-20 cm de um solo Aluvião Arenoso Eutrófico. Avaliou-se altura de planta, tamanho da raiz e peso da matéria seca da parte aérea e do sistema radicular. Os tratamentos de germinação com sementes pequenas e sementes grandes não apresentaram efeito significativo em nenhum dos dois clones nos valores do índice de velocidade de germinação e velocidade de germinação. Os resultados enfatizaram que a combinação de genótipos, tamanho de sementes e substratos promoveram acréscimos significativos sobre os parâmetros estudados na produção de mudas de cajueiro, e o esterco caprino demonstrou ser excelente componente no substrato na produção de mudas de cajueiro (Anacardium occidentale L.).

Texto completo: PDF