Sistema Eletrônico de Administração de Conferências, VII CONNEPI - Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação

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As contribuições das práticas laboratoriais no processo de Ensino-Aprendizagem na área de Química
Monialine Santos de Sousa, Cláudia Barros Miranda

Última alteração: 2012-10-19

Resumo


Com a realização de aulas práticas, é possível uma abordagem mais dinâmica sobre o conteúdo de Físico-Química, abordado no 2º ano do Ensino Médio e considerado um assunto difícil pelos discentes e docentes, permitindo ao professor contextualizar suas aulas tornando-as mais interessantes, o que levará o aluno a compreender conceitos químicos relacionando teoria e prática. Nesse intuito, este trabalho teve como objetivo: investigar as dificuldades que os alunos têm em compreender conceitos de Físico-Química, identificando se os alunos conseguem relacionar a teoria ensinada em sala de aula com o seu dia-a-dia. Esta investigação teve uma abordagem quantitativa, bem como foi tomada como referencial teórico a contribuição de importantes pesquisadores da área de Educação em Ensino de Química. Foi aplicado um questionário em duas turmas de 3º Ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Senador Chagas Rodrigues, em Parnaíba – Piauí, totalizando 70 alunos. Percebeu-se que a maioria dos alunos não conseguia relacionar a teoria ensinada pelo professor com os fenômenos químicos que ocorrem no cotidiano, devido à ausência de práticas experimentais para um melhor entendimento dos conceitos vistos em sala de aula. As contribuições de aulas práticas para o processo de ensino aprendizagem foi avaliado positivamente pelos alunos tornando os mesmos mais instigados a estudar Química. Espera-se que os resultados desta pesquisa possam colaborar com a reflexão dos docentes sobre a importância de práticas em sala de aula, bem como a importância do papel do professor nas aulas para a evolução dos conceitos dos alunos com relação aos fenômenos químicos e principalmente, com relação à postura dos alunos como cidadãos críticos e participativos na sociedade.

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