Sistema Eletrônico de Administração de Conferências, VII CONNEPI - Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação

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ENSINO DE ÓPTICA PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL: UM DESAFIO A SER VENCIDO
Leyliane dos Santos Everton, Regiana Sousa Silva, Leila Cristiane Souza e Silva

Última alteração: 2012-10-04

Resumo


O princípio da equidade, que sustenta o discurso em defesa do processo de inclusão escolar das pessoas com deficiência, coloca a certeza de que todos são capazes de aprender, desde que sejam oferecidas condições diferentes para conquistar a aprendizagem necessária em cada nível de ensino. A escola enquanto este espaço das diferenças precisa ser capaz de garantir um trabalho educacional que contemple a diversidade, proporcionando aos alunos com deficiência, o acesso aos conhecimentos por meio de metodologias e recursos adequados às suas especificidades. Neste sentido, este trabalho apresenta um conjunto de metodologias e recursos adaptados para o ensino de Óptica para alunos com deficiência visual, visando favorecer a aprendizagem e por consequência, a inclusão desses alunos no ensino regular.  Sua importância reside no fato de haver poucas pesquisas neste sentido e da inexistência de recursos para o ensino de Óptica no Centro de Apoio às Pessoas com Deficiência Visual do Maranhão, que dá atendimento aos alunos com esta deficiência na Rede de Ensino do Estado em São Luís. Através desta pesquisa, foi possível compreender que o estudo da Óptica, por estar inteiramente ligado à  visão, devido à necessidade da mesma para a compreensão de fenômenos como reflexão, refração e cor, constitui-se em um desafio para os professores de Física, devido a dificuldade de comunicar fenômenos associados à visão para alunos com deficiência visual, principalmente aos cegos de nascimento, onde não há um registro na memória desses fenômenos. Acredita-se que este trabalho tem o mérito de apresentar recursos e metodologias, devidamente validados por alunos com deficiência visual do 2º ano do Ensino Médio da Rede de ensino acima mencionada, capazes de favorecer a comunicação desses fenômenos.


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