Sistema Eletrônico de Administração de Conferências, VII CONNEPI - Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação

Tamanho da fonte: 
ANÁLISE COMPARATIVA DOS RESULTADOS DE COCÇÃO DO FOGÃO SOLAR DE UMA PARÁBOLA FABRICADA DE MATERIAL ALTERNATIVO COM FOGÃO SOLAR DE DUAS PARÁBOLAS.
Miguel Cabral de Macedo Neto, Andriele Marinho de Lima, Íverton Rodrigo Barbosa Gomes, Zulmar Jofli Junior, Luiz Guilherme meira de Souza

Última alteração: 2012-10-11

Resumo


Neste trabalho, serão apresentados os processos de fabricação e montagem de um fogão solar com uma parábola, bem como os resultados de testes para determinar a temperatura de contato e os tempos de cozedura de certos tipos de alimentos e a comparação dos resultados com fogão solar fabricado com duas parábolas (Ramos) no Laboratório de energia solar da Universidade federal do Rio grande do Norte. O fogão solar a concentração tem como principal característica seu fácil processo de fabricação sendo produzidos a partir de uma composição de materiais reutilizáveis, como cimento, gesso e EPS triturado e pneus, montagem e baixo custo. Apresenta área de captação de 1,0 metro quadrado e sua parábola foi coberto com segmentos de espelhos de 25 cm2. Obteve-se temperatura de foco superior a 650°C, demonstrando uma viabilidade de cocção desse fogão solar para vários tipos de alimentos como feijão, batata, arroz, inhame e macarrão e podendo ser usado em duas refeições para uma família de quatro pessoas. Este protótipo pode representar uma importante contribuição para o uso de fogões solares, especialmente no Nordeste, para o combate a desertificação, e emissão de poluentes pelo uso massivo de lenha, que causa desequilíbrio ecológico nessa região.

Texto completo: PDF