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Mapas Conceituais no auxílio à Aprendizagem Significativa no ensino de Física
José Uibson Pereira Moraes, Clézia Dionizio Silva

Última alteração: 2012-08-29

Resumo


Neste artigo, demonstramos como o uso de mapas conceituais serve para avaliar o aprendizado dos alunos, além de poder identificar se tal aprendizado ocorreu de forma significativa. A teoria base deste trabalho é a Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS) de Ausubel. Com base nesta teoria, Novak criou e teorizou os mapas conceituais. Esta pesquisa foi desenvolvida nos moldes da pesquisa-ação com uma aluna bolsista do PIBICT/IFAL durante o primeiro semestre do corrente ano. As análises feitas com os mapas conceituais tiveram cunho quali e quantitativo. A análise quantitativa consistiu em oferecer um escore a cada mapa feito pela aluna tendo como referencial o mapa criado pelo professor (especialista). Qualitativamente foi analisada a estrutura dos mapas, através da taxonomia topológica, as relações entre os conceitos, assim como a quantidade e a qualidade destes. Os resultados preliminares mostram que é possível identificar a ocorrência da aprendizagem significativa a partir da análise dos mapas conceituais feitos pela aluna além de uma concordância entre as análises, indicando uma evolução de aprendizado desta aluna.

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