Sistema Eletrônico de Administração de Conferências, VII CONNEPI - Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação

Tamanho da fonte: 
As relações CTS em livros de Química adotados no PLNEM 2012: O caso do livro Química na abordagem do cotidiano
Rafael Ítalo Gomes Liberato, Alcivan Batista de Morais Filho, Albino Oliveira Nunes, Carmem Ariane Filgueira de Medeiros Guerra

Última alteração: 2012-10-19

Resumo


As relações CTS (Ciência-Tecnologia-Sociedade) são apontadas por diversos autores como essenciais para a compreensão do mundo moderno, sendo um dos objetivos da educação científica apresentar como essas relações são materializadas nos diversos campos disciplinares. Desta forma, o presente trabalho faz parte de um projeto maior cujo objetivo é a caracterização os conteúdos de inter-relação entre ciência-tecnologia-sociedade nos livros de primeiro ano química do ensino médio aprovados pelo programa nacional do livro didático (PNLDEM 2012). Aqui apresentamos o resultado da análise do livro “Química na abordagem do cotidiano” no qual foi percebida a quase inexistência de uma discussão sobre as relações CTS e uma abordagem fragmentada para a história da química e sua relação com a tecnologia.


Texto completo: PDF