Sistema Eletrônico de Administração de Conferências, VII CONNEPI - Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação

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Avaliação de um software educacional de apoio à aprendizagem de programação: VisuAlg
Sormany Silva Dantas, Luiz Augusto de Macedo Morais, José Gomes Lopes Filho, Rivanilson da Silva Rodrigues, Rodrigo Alves Costa

Última alteração: 2012-10-17

Resumo


O objetivo deste artigo é avaliar a qualidade do software VisuAlg a partir dos modelos de Reeves (1994) e da norma ISO/IEC 9126, aplicando-os de forma subjetiva. Com base nos critérios e medidas pertencentes a estes dois modelos, objetivamos avaliar se este pode ser indicado como um software educacional, ao invés de uma solução pedagógica para o processo de ensino-aprendizagem, uma vez que fatores externos, como o contexto educacional mudável, interferem diretamente no resultado. Como o software é destinado a apoiar a aprendizagem de programação para alunos iniciantes nas disciplinas de linguagem de programação, optamos por selecionar os critérios que mais se aproximam do contexto do software. Assim, este trabalho possui caráter exploratório, fazendo uso de uma amostra não probabilística e intencional, através da qual a observação se dirigiu para um estudo de caso de um software de apoio ao ensino de algoritmos. Como resultado, identificou-se que, diante de critérios técnicos, embora tenha apresentado ressalvas em dois dos cinco critérios analisados, o resultado da avaliação técnica do software mostrou-se satisfatório. Quanto aos critérios pedagógicos, o software atende aos requisitos propostos pelo modelo de estudo empregado na pesquisa, uma vez que facilita e motiva o aprendizado das disciplinas de programação. Propomos, por fim, trabalhos futuros como passos subsequentes deste projeto, com o objetivo de identificar se a qualidade proveniente desta análise será o fator determinante para gerar bons resultados no processo de ensino-aprendizagem.

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