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A repetição lexical e suas implicações na progressão dos textos dos alunos do Curso FIC de linguagem e argumentação
João Marcos Borges da Silva, Elis Betânia Guedes Costa

Última alteração: 2012-10-18

Resumo


Resumo: Este artigo tem por objetivo identificar, descrever, analisar e interpretar as repetições lexicais recorrentes nas produções de texto dos alunos do curso FIC de linguagem e argumentação do IFRN Campus Nova Cruz. A pesquisa segue uma abordagem qualitativa e tiveram como suporte teórico, estudos realizados sobre os mecanismos de referenciação, em especial, a repetição. De forma geral, a fundamentação nos estudos aqui apresentados sobre os mecanismos coesivos e seus procedimentos deu-se a partir de autores como Bessa Neto (1991), Koch (1999, 2004, 2005, 2008), Marcuschi (1983, 1992, 2005, 2006) e Antunes (2005). O Corpus é constituído por treze (13) textos, que foram codificados e em seguida analisados. Estabelecendo como hipótese que a maioria dos textos apresentam problemáticas na utilização deste mecanismo de referenciação como estratégia de progressão textual. Portanto o foco central foi identificar nestes textos qual é a maior dificuldade dos escritores referente ao uso dos procedimentos coesivos, em destaque a repetição.

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