Sistema Eletrônico de Administração de Conferências, VII CONNEPI - Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação

Tamanho da fonte: 
ANÁLISE DO PROCESSO AVALIATIVO NO ENSINO FUNDAMENTAL DE 5º AO 9º ANO, NA UNIDADE INTEGRADA RENATO NUNES NA CIDADE DE DOM PEDRO – MA.
Ismael Santos Lemos, Valdirene Nascimento Araújo, Valdirene Nascimento Araújo, Ana Maria Santana, Ana Maria Santana, Elenilson José Silva, Elenilson José Silva, Gizelly Chaves Silva, Gizelly Chaves Silva, Marcelo Moizinho Oliveira

Última alteração: 2012-08-07

Resumo


A avaliação mais que quantitativa ela deve ser qualitativa, levando em consideração atitudes, anseios, interesses, motivações, modos de pensar, hábitos de trabalho e capacidade de adaptação pessoal e social do aluno, aspectos essenciais e inter-relacionados com a construção do conhecimento. No aspecto qualitativo de avaliação deve levar-se em conta o conhecimento construído pelo aluno, é um instrumento avaliativo que procura conhecer o quanto o aluno se aproxima ou não da expectativa de aprendizagem que o professor tem em determinados momentos da escolaridade, em função da intervenção pedagógica realizada.  O referente artigo faz uma descrição das formas de como os docentes do município de Dom Pedro avaliam seus discentes, fazendo menção de que prova não deve ser medidor de conhecimentos e não é o único método que pode ser utilizado para este fim, já que outros procedimentos devem ser aplicados em conjunto harmônicos a uma avaliação continua e cumulativa. A pesquisa foi realizada na Unidade Integrada Renato Nunes na cidade de Dom Pedro – MA, no Ensino Fundamental do 5º ao 9º ano. A análise de coleta de dados foi realizada por meio de aplicação de questionários e entrevistas com os docentes. Percebe-se que a avaliação representa um papel fundamental no processo ensino e aprendizagem. No entanto existe uma preocupação que cresce frente à clientela docente, responsável por esse processo em sala de aula, uma vez que a escola continua realizando uma avaliação tradicional centrada na aferição de notas aos alunos que conseguem responder provas ou testes.


Texto completo: PDF