Sistema Eletrônico de Administração de Conferências, VII CONNEPI - Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação

Tamanho da fonte: 
O uso do computador como recurso didático nas aulas de matemática
ODIMÓGENES SOARES LOPES, FABIOLA DA CRUZ COSTA

Última alteração: 2012-08-07

Resumo


Este artigo apresenta uma investigação realizada junto à diretora e aos professores de matemática da escola municipal professor Barjona Lobão, da cidade de Floriano (PI), objetivando verificar a concepção e as ações desenvolvidas por esses professores, em relação à utilização do computador como recurso didático em suas aulas. Para a coleta de dados foi utilizado um questionário com questões abertas e de múltipla escolha, aplicado à diretora e aos quatro professores, posteriormente realizou-se uma entrevista com um desses docentes. A partir da análise dos dados verificou-se certa insegurança por parte de alguns professores, por não se sentirem preparados para o uso adequado dessa nova tecnologia, entretanto, um dos professores da referida instituição já utilizava o computador como recurso didático, e afirma ser uma alternativa positiva para o processo de ensino da matemática. Além disso, a escola já tem um projeto que objetiva viabilizar a utilização do computador como ferramenta de ensino pelos professores, contudo, espera-se que esse projeto seja, de fato, colocado em prática e traga diversas consequências positivas para os alunos e professores envolvidos no processo de ensino-aprendizagem dessa instituição.

Texto completo: PDF