Sistema Eletrônico de Administração de Conferências, VII CONNEPI - Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação

Tamanho da fonte: 
Uso do software Modellus como ferramenta de apoio ao ensino de cinemática: um estudo de caso no IFAP – Campus Laranjal do Jari
ELYS DA SILVA MENDES, Willias Lopes de Almeida

Última alteração: 2012-08-29

Resumo


A maioria dos estudantes têm dificuldades no aprendizado de conceitos físicos e aliado a isto encontramos a ausência de novos métodos de ensino que envolva as novas tecnologias e ainda o despreparo por parte de alguns professores para manusear tais recursos. O propósito deste trabalho é apresentar uma abordagem do processo de ensino-aprendizagem visando integrar conteúdos da física, com o auxilio da informática, funcionando como ferramenta facilitadora deste processo através da aplicação do software Modellus, versão 4.01, em conceitos de cinemática. A escolha desta temática se deu por possuí em seus conteúdos, um alto grau de abstração, tornando este para a maioria dos alunos do ensino médio de difícil compreensão. Este trabalho desenvolveu-se com alunos do Ensino Básico, ingressantes no curso Técnico em Meio Ambiente na modalidade integrada do Instituto Federal do Amapá (IFAP), Campus Laranjal do Jari. A escolha dos mesmos se deu devido à constatação do baixo rendimento na disciplina Física nos conteúdos de cinemática e a grande dificuldade que eles demonstraram em tratar com a Matemática. Inicialmente foi proposto aos alunos um exercício sobre movimento uniforme. Após a resolução do exercício pelo método tradicional, os alunos foram levados ao laboratório de informática para que a situação-problema fosse construída no software aqui mencionado. Todas as ferramentas do programa foram apresentadas de maneira que a construção do modelo pudesse ser feita por parte dos alunos. Em seguida, os estudantes responderam a quatro perguntas relacionadas ao propósito do trabalho; a partir dos relatos colhidos na pesquisa percebeu-se que entre a maioria alcançamos um resultado satisfatório no que diz respeito à utilização software Modellus. De modo geral, o trabalho nos permitiu concluir o quão importante é a utilização dos recursos tecnológicos para melhoria da aprendizagem dos alunos, principalmente daqueles ingressantes no Ensino Médio. O uso deste recurso metodológico aplicado àqueles estudantes melhorou significativamente a maneira como os mesmos tratavam com os exercícios, pois viam no programa a possibilidade de interagir com a situação-problema. Assim, confirma-se nosso objetivo de que o Modellus potencializa a aprendizagem dos alunos, nos permitindo, então, introduzi-lo em aulas futuras.


Texto completo: PDF