Sistema Eletrônico de Administração de Conferências, VII CONNEPI - Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação

Tamanho da fonte: 
O Corpo Cênico do Ator-dançarino - uma apreciação sobre Percepção Corporal.
Maria Imaculada da Conceição Teixeira Gadelha, Mônica Braga Marçal Domine, Jacqueline Rodrigues Peixoto, José Tomaz de Aquino Junior

Última alteração: 2012-12-13

Resumo


Resumo: O presente trabalho teve como objetivo principal investigar como o ator-dançarino através da prática do estudo fenomenológico do seu corpo pode alcançar um corpo cênico. Partimos de um ponto em comum entre o Teatro e a Dança ao experimentar uma aproximação de teorias sobre o trabalho da percepção corporal, do treinamento físico e mental dos atores e dançarinos, abordando juntamente a essa ideia a forma de como pensar essa perspectiva de corpo na educação. Esse estudo refere-se às sutilezas de estar em cena, algo que remete a um estado diferente do cotidiano. Pretendemos assim, averiguar possibilidades de aproximação de procedimentos que viabilizem a qualificação de movimento na cena. Pensamos que uma possível contribuição dessa pesquisa seria dialogar com um tema bastante presente nas discussões da arte contemporânea, a dança-teatro. Fundamentamos nosso estudo em alguns autores: Fernandes (2000), Laban(1978), Merleau-Ponty (1994), Vianna(1990), dentre outros. Essa pesquisa caracteriza-se como um estudo de caso, onde os instrumentos utilizados na investigação foram entrevista e observação de cinco alunos do Curso Superior de Licenciatura em Teatro do IFCE, por onde identificamos que é através do corpo que o ator faz com que sua natureza cotidiana ganhe expressividade, e quando os mesmos se encontram afinados com sua propriocepção evoluem qualitativamente.


Texto completo: PDF