Sistema Eletrônico de Administração de Conferências, VII CONNEPI - Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação

Tamanho da fonte: 
AVES: ANÁLISE COMPARATIVA DAS INFORMAÇÕES EM LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA.
Claudilívia Ferreira dos Santos, Luan Gabriel de Lima Silva, Rogério Nora Lima

Última alteração: 2012-10-16

Resumo


Ultimamente, pesquisadores acadêmicos vêm se destinando a investigar a qualidade das coleções didáticas, denunciando suas deficiências e apontando soluções para melhoria de sua qualidade. O livro didático de Ciências costuma ser um verdadeiro desafio para os autores e professores, pois deve abordar conteúdos amplos, sem cair no erro de trazer muitas e desconexas informações, tornando-se algo inútil a alunos e docentes, principalmente quando se trata de conteúdos zoológicos. O objetivo desse trabalho foi analisar o conteúdo da Classe Aves em livros didáticos utilizados em escolas públicas de Floriano-PI, com o intuito de formular e oferecer contribuições para a qualidade do livro didático. Foram analisados quatro livros de Biologia denominados de A, B, C e D, usando-se como critérios os conteúdos teóricos, recursos visuais, atividades propostas e recursos adicionais. Quanto aos conteúdos teóricos os livros C e D foram os únicos apresentaram-se mais estruturados. Em relação, aos recursos visuais foram encontrados déficit de imagens nos livros A e C. Quanto às atividades proposta todos os livros contemplam o exigido pelos parâmetros curriculares. Entretanto, quantos aos recursos adicionais os livros A e B verificaram-se a ausência dos parâmetros exigidos para uma aprendizagem efetiva. Após análise do conteúdo em livros de educação básica, ressalva-se a importância de contínuas reavaliações e mudanças para suprir as necessidades encontradas. Portanto, para que o ensino alcance sua finalidade de forma completa, deve possuir instrumentos adequados, nesse caso, livros bem estruturados, além de que novas práticas de avaliação forneçam elementos decisivos para melhor escolha dos livros didáticos.


Texto completo: PDF