Sistema Eletrônico de Administração de Conferências, VII CONNEPI - Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação

Tamanho da fonte: 
Análise de concepções dos alunos do curso de licenciatura em Física do IFPI submetidos às oficinas de óptica
Igor Luiz Sousa

Última alteração: 2012-08-29

Resumo


Percebendo alguns problemas no ensino de física de algumas escolas públicas, apresentou-se nesse trabalho uma prática pedagógica que associa experiências e conhecimentos teóricos, de forma participativa e num ambiente sociável, conhecida como oficina. Baseadas nas teorias, histórico-cultural de Vygotsky e da aprendizagem significativa de David Ausubel, essa prática teve o intuito de demonstrar aos futuros docentes dessa área um método capaz de fazer a física mais interessante e lógica. Onde os participantes foram avaliados a partir de questionários, antes e depois das oficinas, onde se buscava perceber as competências e habilidades adquiridas sobre o tema, suas concepções sobre o ensino de física, além de serem observados e analisados os seus comportamentos durante o desenvolvimento da oficina. Com isso, foi possível fazer com que compreendessem idéias que antes só na teoria não era possível entender, levando então essa proposta a contribuir para suas futuras experiências como profissional docente.


Texto completo: PDF