Sistema Eletrônico de Administração de Conferências, VII CONNEPI - Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação

Tamanho da fonte: 
ENERGIA EÓLICA: ABORDAGEM DE UMA FONTE RENOVÁVEL DE ENERGIA NO ENSINO MÉDIO
Paulo Ricardo Alves da Silva, Lílian Mamedes dos Santos, Leonardo Xavier Lopes Daniel, Édipo Adriano Santos de Medeiros

Última alteração: 2012-09-17

Resumo


Energias renováveis são aquelas que podem ser regeneradas e, dessa forma, são fontes inesgotáveis de energia, ao contrário das energias não renováveis, que tem uma limitação quanto ao seu uso.  Entre as energias renováveis temos: a energia eólica; a energia solar; a energia nuclear; a energia hidráulica; a biomassa; a energia geotérmica, entre outras. As principais vantagens da utilização dessas energias consistem no fato de não serem poluentes, além de ser uma energia que pode ser altamente explorada. Pensando na importância da utilização dessas energias renováveis para a diminuição dos impactos ambientais que vem ocorrendo no nosso planeta, ocasionado pelo desgaste dos recursos naturais, os alunos do Curso de Licenciatura Plena em Química realizaram um projeto com os alunos do Ensino Médio, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba – IFPB, do 1ª ano do Curso Técnico de Mecânica, no qual foi abordada a energia eólica, pretendendo despertar neles uma visão crítica com relação à importância da utilização dessa energia, além do fato de colaborar com a construção de uma abordagem escolar voltada para o consumo energético sustentável e auxiliar na promoção da interdisciplinaridade. Com os resultados obtidos pôde-se inferir que os conhecimentos com relação às energias estudadas foram apreendidos de maneira significativa e que as mudanças comportamentais, em relação ao meio ambiente certamente poderão ser observadas no futuro.


Texto completo: PDF