Sistema Eletrônico de Administração de Conferências, VII CONNEPI - Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação

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Exercício da docência nos relatos dos professores sem licenciatura do IFRN/Mossoró
Rômulo Galdino da Rocha Lima, Francisco das Chagas Silva Souza, Albino Oliveira Nunes

Última alteração: 2012-08-14

Resumo


Resumo: Nos últimos anos, por iniciativa do Governo Federal, a Educação Profissional no Brasil tem tomado um grande impulso, fato que pode ser verificado por meio da criação e ampliação de diversos Câmpus dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. Nessa expansão da Rede de Educação Profissional tem ocorrido a contratação de um grande número de professores que vêm de outras áreas do conhecimento e que, embora lhes sejam permitido lecionar, muitos deles não são egressos de cursos de licenciaturas. Sem o propósito de qualificar positiva ou negativamente a prática desses profissionais, essa comunicação tem por objetivo discutir como tem ocorrido o “tornar-se docente” para alguns professores engenheiros do Campus Mossoró, do IFRN. A pesquisa é, portanto, de cunho qualitativo e a metodologia se baseou, inicialmente, em entrevistas orais e abertas com três professores bacharéis em Engenharia Civil. Esses professores relataram sobre temas como: a escolha da profissão, a entrada no magistério, os desafios que enfrentaram e ainda enfrentam no exercício da profissão docente, como veem o processo de ensino-aprendizagem, dentre outros aspectos. Dessa forma, os professores revelaram, nas suas falas, como têm se construído enquanto profissionais da educação ao destacar aspectos de suas histórias de vida, da sua formação universitária e das suas experiências cotidianas..

Palavras–chave: educação Profissional, docência, ensino-aprendizagem, engenheiros professores, saberes docentes


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