Sistema Eletrônico de Administração de Conferências, VII CONNEPI - Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação

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Um novo modelo de educação profissional e tecnológica gera e fortalece condições estruturais necessárias ao desenvolvimento local e regional na perspectiva da construção da cidadania: um estudo de caso do Instituto Federal do Ceará – Campus Iguatu
Sandy Andreza de Lavor Araujo, Maria Claudene Bezerra Gomes

Última alteração: 2012-10-17

Resumo


Esta pesquisa buscou analisar a expansão da rede federal de ensino, mais especificamente o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - Campus Iguatu antiga Escola Agrotécnica Federal de Iguatu (EAFI), que a partir da Lei 11.892, publicada em 29/12/2008, ocorreu uma junção do CEFET - CE, EAFI e EAF – Crato, criando no âmbito do Ministério da Educação um novo modelo de instituição de educação profissional e tecnológica. Na proposta dos institutos federais a educação é compreendida como instrumento de transformação e de enriquecimento do conhecimento, capaz de modificar a vida social e atribuir maior sentido e alcance ao conjunto da experiência humana, devendo possibilitar aos trabalhadores a formação continuada ao longo da vida, reconhecendo competências profissionais e saberes adquirido informalmente em suas vivências, conjugando-os com aqueles presentes nos currículos formais, com a proposta de gerar e fortalecer condições estruturais necessárias ao desenvolvimento educacional e socioeconômico brasileiro.  

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