Sistema Eletrônico de Administração de Conferências, VII CONNEPI - Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação

Tamanho da fonte: 
Transposição didática em química através da feira de ciências: experiência que ajuda alunos a expressarem conceitos e responsabilidade ambiental
Jamylles Soares da Silva, Sayonara Maria Ferreira de Araujo, Luis Victor dos Santos Lima, Hilton Costa Monteiro, Sergio Ricardo Bezerra dos Santos, Marcia de Lourdes Bezerra dos Santos, Jorge Gonçalo Fernandez Lorenzo

Última alteração: 2012-08-17

Resumo


Este trabalho analisou as apresentações de uma feira de ciências na perspectiva da transposição didática, apresentando as amostras concretas desenvolvidas durante a pesquisa e apresentadas no evento de forma a possibilitar uma reflexão da importância do processo envolvido, das orientações necessárias que devem estar presentes em todo o andamento, da parceria professor-aluno que deve existir para o sucesso do processo de ensino aprendizagem e a mensagem de responsabilidade social transmitida aos expectadores do evento. Percebeu-se que esse processo ajuda o aluno a adquirir uma postura efetiva, que contribui para sua consciência crítica, e o faz mais ativo em relação a ações preventivas para melhoria da sociedade. A partir do momento em que sente necessidade de reaproveitar os objetos de consumo de forma correta, para diminuir a agressividade causada por esses objetos quando são descartados de qualquer maneira no meio ambiente, postura essa tão necessária nos dias atuais quando se fala em sustentabilidade.


Texto completo: PDF