Sistema Eletrônico de Administração de Conferências, VII CONNEPI - Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação

Tamanho da fonte: 
Currículo Integrado à Prática Pedagógica no Ensino de Química
Felipe Alves Silveira, Raimunda Olímpia de Aguiar Gomes, Maria Goretti Sabino Cordeiro

Última alteração: 2012-10-16

Resumo


Ao abordar a prática pedagógica, consideram-se os meios que conduzem ao compromisso da educação, observando o projeto educacional desenvolvido em determinado local e, em termos gerais em todo país. Assim sendo, começar com uma análise de currículo, proporciona o conhecimento do desenvolvimento de um processo educativo comprometido com momentos históricos em suas práticas pedagógicas, que podem ser observadas em especial, na educação brasileira. Ao ponderar sobre a prática pedagógica observando o currículo integrado ao contexto social, verifica-se a construção do conhecimento e o acesso à formação de uma consciência cidadã, objeto construtivista de um processo educativo no qual se propõe este trabalho. A partir da problemática revelada surgiu a presente investigação, realizada em escolas públicas do município de Maracanaú – Ceará, contemplada pelo Projeto Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) com alunos do ensino médio no ensino de Química. A investigação teve como objetivo geral analisar a prática pedagógica envolvendo integração curricular na disciplina de Química. Constatou-se durante a investigação que o uso de recursos pedagógicos como jogos, seminários, livros e vídeos abordando o conteúdo que representam a realidade contextual do aluno podem ser uma alternativa para reversão das dificuldades de aprendizagem no ensino de Química. Essa proposta de ensino pode ser uma representação da integração curricular como prática pedagógica no ensino de Química. Pode-se constatar que o índice de rendimento escolar dos alunos foi bastante auspicioso, onde os resultados foram na maioria positivos. Tendo em base esse tipo de abordagem, ou seja, essa nova forma de ensinar proporcionando uma aula mais atrativa como também produtiva conclui-se, portanto, uma prática pedagógica comprometida com transformação e construção de cidadania.


Texto completo: PDF