Sistema Eletrônico de Administração de Conferências, VII CONNEPI - Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação

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Avaliação Escolar: Perspectiva da Avaliação Escolar sob a ótica do supervisor¹
Geremias da Dourado Cunha, Juliano Bernardino Santos, José Braz Araújo, Maria Aparecida Peixoto

Última alteração: 2012-08-24

Resumo


A avaliação deve ser entendida como uma atividade dinâmica e sistemática, que permeia e subsidia a prática pedagógica, através de instrumentos práticos, que possam dar um redimensionamento e redirecionamento para novos procedimentos do Sistema Educacional. Assim o presente trabalho teve como objetivo Identificar através do ponto de vista do supervisor da escola publica se as atuais avaliações escolares refletem o cotidiano do aluno. Esta pesquisa foi desenvolvida em seis escolas da rede pública do município de Ji-Paraná, foi constituída de revisão bibliográfica e entrevistas semi-instruturada com os profissionais responsáveis pela supervisão escolar. Há uma nítida dicotomia entre o que prega o sistema educacional e o que realmente acontece em sala de aula. Por outro lado, as entrevistas demonstraram que não há sintonia entre as equipes de supervisão e docentes, fato observado quando todos os supervisores consultados vêem a avaliação como instrumento de punição para o aluno. Avaliar é algo mais complexo, porque é conceitual, por mais que se tenha um conjunto de parâmetros, não deixará nunca de ser subjetiva. Indiscutivelmente, a seriedade desse tema requer um diagnóstico mais profundo, sem olhamos pro eu de cada um.


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