Sistema Eletrônico de Administração de Conferências, VII CONNEPI - Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação

Tamanho da fonte: 
Contextualização do ensino de Biologia e de Matemática no curso médio integrado ao técnico em Contabilidade do IFPI
Alexandrina Luana Dionísio de Oliveira, Milton Soares da Silva Junior

Última alteração: 2012-08-07

Resumo


O presente trabalho foi o resultado de uma pesquisa realizada com o coordenador do curso de Contabilidade, um professor de Biologia e um professor de Matemática que lecionam no ensino médio integrado ao técnico do IFPI e alunos do curso técnico integrado ao médio de Contabilidade do 3º ano da mesma instituição de ensino, tendo como objetivo analisar a problemática da contextualização do ensino de Biologia e Matemática no curso médio integrado ao técnico em Contabilidade de acordo com o Documento Base do MEC que norteia Educação Profissional e Tecnológica – EPT, Técnica de Nível Médio Integrada ao Ensino Médio e as Orientações Curricuares para o Ensino Médio. Os resultados obtidos apontam a divergência de discentes, docentes e coordenador quanto à contextualização das disciplinas Biologia e Matemática na Contabilidade e no processo ensino-aprendizagem, uma vez que o coordenador afirmou ser possível a contextualização dos saberes matemático e biológico dentro da Contabilidade, os professores relataram que tal fato exige um esforço didático-metodológico imenso para ser realizado ou nem parece ser possível e os alunos disseram que os conteúdos de Biologia e de Matemática são enxergáveis no contexto no qual estão inseridos. Em contra partida, contaram que a Biologia e a Matemática têm pouco ou quase nada que ver com a Contabilidade.                                



Texto completo: PDF