Sistema Eletrônico de Administração de Conferências, VII CONNEPI - Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação

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PIBID Geografia na Escola Estadual Castro Alves: Uso de atividades lúdicas como instrumento facilitador do processo de ensino e aprendizagem
Haniel Carlos de Souza Lima, Felipe da Silva Cardoso, Andréia Batista de Oliveira, Alânia Maria de Souza, Nádia Evelline Souza de Castro, Luciana Dantas dos Santos

Última alteração: 2012-07-27

Resumo


Propõe-se neste presente artigo, uma reflexão acerca do uso de atividades lúdicas como um instrumento facilitador do processo de ensino e aprendizagem em geografia. Nesse sentido, discorre como atividades realizadas em sala de aula: com o uso de imagens de satélites, vídeos, jogos, entre outras atividades lúdicas, podem ser trabalhadas na geografia e em diferentes níveis de ensino, assim como em diferentes disciplinas, tornando uma atividade interdisciplinar. Portanto, esse artigo tem como objetivo maior mostrar como essa prática pode facilitar o processo de ensino e aprendizagem significativa nos alunos diante da atual situação precária do ensino brasileiro. Para isto, foi discutido como ocorre o processo de ensino e aprendizagem e como o uso dos recursos didáticos, pode tornar a aprendizagem prazerosa e significativa. Através de relatos de experiência desenvolvidas na Escola Castro Alves, por meio do PIBID – Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência –, é apresentado exemplos de atividades que podem ser realizadas em sala de aula por um professor de geografia. Para isso, foi explicitado como as atividades lúdicas podem ser trabalhadas em diferentes temas geográficos e como podem contribuir no processo de ensino aprendizagem. Conclui-se que as atividades lúdicas, além de tornarem as aulas mais atrativas e interativas, despertam nos alunos a motivação e interesse pela aprendizagem, facilitando assim, o processo de ensino-aprendizagem.


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