Sistema Eletrônico de Administração de Conferências, VII CONNEPI - Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação

Tamanho da fonte: 
Jogos: uma forma lúdica de ensinar
Jaqueline Patrício da Silva, Jorge Gonçalo Fernandez Lorenzo, Elaine da Silva Vasconcellos, Ithiara Fernandes Rocha, Katiusca Lima Cezar, Paulenice de Sousa Soares, Thamires dos Santos Moreira, Márcia de Lourdes Bezerra dos Santos

Última alteração: 2012-08-27

Resumo


A química envolve a leitura e interpretação de códigos e nomenclaturas que exigem a utilização de estratégias de ensino que favoreçam a incorporação de conceitos. Incorporar a linguagem cientifica exige dar-lhe sentido e relacioná-la com conhecimentos já adquiridos possibilitando a construção de sua significação. O jogo é uma atividade através da qual o aluno, conscientemente, presta atenção sobre a situação apresentada, pensa sobre ela, identifica, interpreta, organiza e reconstrói as informações para solucionar os problemas apresentados. A metodologia lúdica coloca o alunado numa posição ativa para a resolução dos problemas apresentados, favorecendo o raciocínio e a interação dentro do grupo socializando os conhecimentos adquiridos. O presente trabalho relata a confecção e a aplicação de quatro jogos: o jogo Ludo Real Químico, o jogo do QuiMico, o jogo do Dado Químico e o jogo da Pista Química, abrangendo assuntos de química geral, físico-química e química orgânica. Através da experiência em sala de aula podemos concluir que a metodologia lúdica possibilitou a melhoria do processo ensino-aprendizagem.

Texto completo: PDF