Sistema Eletrônico de Administração de Conferências, VII CONNEPI - Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação

Tamanho da fonte: 
Ressignificando a Sala de Informática Como um Recurso Facilitador do Processo de Ensino e Aprendizagem do Aluno com Necessidade Educativa Específica a Partir da Intervenção Docente
Emanuella Bezerra dos Santos, Raphael Ribeiro Vidal

Última alteração: 2012-11-07

Resumo


O presente artigo relata a primeira etapa do projeto desenvolvido na disciplina de Prática Pedagógica IV, apresentado para a obtenção de nota no curso superior de Licenciatura em Computação do IF- Sertão Campus Petrolina e tem como finalidade inserir o computador como instrumento pedagógico na sala de aula para alunos com necessidades educativas específicas, quebrando os paradigmas das aulas expositivas, que há tempos estão ultrapassadas, trazendo um maior incentivo para sala de aula e dando ao aluno a oportunidade de maior interação com o professor e com a aula. Para isso, utilizou-se como referência a implantação do software livre Holos como instrumento de ensino na APAE – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais em Juazeiro da Bahia. O projeto, de cunho intervencionista, esta dividido em duas etapas, a primeira, que será relatado neste artigo refere-se a parte de ressignificação do laboratório de informática e a capacitação dos professores no sistema educacional HOLOS e a segunda, em desenvolvimento atualmente acompanha a aplicação do sistema HOLOS pelos professores junto aos alunos.

Texto completo: PDF